sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

COMPARAÇÃO DE MODALIDADES

Estou a ler um livro com muitos anos, publicado em 1982, mas que se mantém muitíssimo actual. Chama-se "Fora o Árbitro!", tem como autor Teotónio Lima e é da Editorial Caminho.

Fala da problemática de tudo quanto envolve a Arbitragem e o Árbitro como pessoa. Recomendo a sua leitura.
Mas um quadro que lá está chamou-me a atenção. Compara a dificuldade na preparação do árbitro de diversas modalidades colectivas. É o seguinte:

Incidências da preparação dos árbitros

Andebol Física 3 Psicológica 3 Veloc. Reacção 2 Memória 2 Percepção Selectiva 2
Basquetebol Física 3 Psicológica 3 Veloc. Reacção 2 Memória 2 Percepção Selectiva 2
Futebol Física 3 Psicológica 3 Veloc. Reacção 2 Memória 2 Percepção Selectiva 1
Hóquei em campo Física 3 Psicológica 2 Veloc. Reacção 2 Memória 1 Percepção Selectiva 1
Hóquei em patins Física 2 Psicológica 3 Veloc. Reacção 2 Memória 2 Percepção Selectiva 1
Râguebi Física 3 Psicológica 2 Veloc. Reacção 2 Memória 2 Percepção Selectiva 1
Remo Física 1 Psicológica 1 Veloc. Reacção 1 Memória - Percepção Selectiva -
Voleibol Física 1 Psicológica 3 Veloc. Reacção 3 Memória 2 Percepção Selectiva 2

1 Fraca
2 Média
3 Forte

Claro que este quadro representa a opinião do autor, mas podem tirar-se algumas conclusões, até porque muito do que cá está é verdadeiro...
Depreende-se que os desportos colectivos mais exigentes para quem os dirige são o Andebol e o Basquetebol. A proximidade do público, a rapidez com que se desenrolam, as dimensões reduzidas do terreno de jogo, o contacto e a necessidade permanente de os avaliar, são factores que fazem com que estes desportos sejam de um grau elevado de exigência e preparação.
A capacidade física, aliada à capacidade psicológica do árbitro de andebol, é essencial para uma boa actuação dentro de campo. E aqui não é só o quadro que mo diz, é a experiência. Ao acompanhar um contra-ataque correctamente temos mais probabilidades de tomar uma decisão correcta, ao sermos capazes de aguentar um "público difícil" podemos resistir melhor à pressão que ele exerce sobre nós, se nos mantivermos concentrados no último minuto de um jogo empatado num pavilhão cheio poderemos tomar melhores decisões... Sem tanto cansaço, a nossa velocidade de reacção mantem-se a um nível elevado.

Sem comentários: