terça-feira, 9 de dezembro de 2008

TIME-OUT

Colocaram-me a seguinte questão:

"É pé da equipa que está a atacar. O árbitro assinala, mas o oficial de mesa cedeu time-out à equipa que cometeu a falta... Não podia, certo? Mas o árbitro quando reata o jogo a bola sai de quem? Da equipa que cometeu a falta e pediu time-out ou da equipa contrária, visto que tinha sido falta?"

Esta questão divide-se em duas situações básicas.

1 - Apenas a equipa que tem posse de bola pode pedir time-out, logo, nunca poderia ser cedido time-out à equipa que tinha dado pé, no ataque, começando a bola na posse da outra equipa. Isto é um erro grave, a acontecer.

2 - O que importa é o momento em que o cartão verde é pousado na mesa. Neste caso particular, se o cartão verde foi pousado na mesa antes da bola bater no pé do atacante, o time-out deve ser concedido, independentemente do que acontecer entre o momento em que o cartão verde é pousado na mesa e o momento em que o oficial de mesa faz soar a buzina.

Há aqui 3 questões essenciais a reter:
- O oficial de mesa deve parar de imediato o tempo, sem esperar a indicação do árbitro;
- Qualquer sanção técnica que ocorra entre a entrega do cartão verde e o soar da buzina deve ser revogada, dando lugar ao time-out, e consequente recomeço do jogo com posse de bola para a equipa que o pediu;
- Qualquer sanção disciplinar que ocorra entre a entrega do cartão verde e o soar da buzina é mantida.

2 comentários:

augusto12 disse...

Boa noite,

Aproveito a ocasião para mencionar que penso existir uma falha nas perguntas sobre os pontos negativos da arbitragem. Não está no leque de opções o perfil dos árbitros, por exemplo: a arrogância, a falta de educação, o abuso constante da autoridade e o desconhecimento das leis do jogo.
Cumprimentos,
Augusto Silveira

Carlos Capela disse...

Boa noite.
Eu incluí esses aspectos no tópico "Relações humanas / Postura". Querendo votar, é aí que o deve fazer...
Obrigado.
Cumprimentos.