segunda-feira, 27 de abril de 2009

BOLA FORA vs PÉ FORA

Neste tema, há 2 aspectos a ter em conta:
  1. O que é irregular ou não
  2. O que assinalar em caso de irregularidade

Hoje analiso o primeiro ponto, e deixo o segundo para o próximo post.

Se a bola sair, é sempre irregular. Ao contrário do que (incrivelmente!) um treinador já me disse, a bola não ter de tocar em nada para ser considerada fora. Isso é no basquete! Basta que transponha o plano vertical que cruzaria o solo na linha limite do campo. Mas isso parece-me ser algo relativamente pacífico de aceitar e compreender.

Quanto aos casos em que a bola não sai e o pé sai, é preciso ver outra coisa muito importante: há vantagem do jogador sobre o adversário ao fazer isso? Explico através de um exemplo...

Numa circulação de bola atacante, o central faz um mau passe para o lateral. Este vai a correr para impedir que a bola saia. Dá-lhe um toque para ela se manter dentro do campo, ele próprio sai do campo e volta a entrar, segurando a bola, sendo que esta nunca chegou a sair. Aqui temos de ver duas questões:

  1. Ele entrou pelo mesmo sítio por onde saiu?
  2. Impediu, com esse seu movimento, um adversário de controlar a bola?

Se não entrou pelo mesmo sítio por onde saiu, o lance é ilegal e essa equipa deve perder a posse da bola.
Se entrou pelo mesmo sítio por onde saiu e não impediu um adversário de controlar a bola, o lance é válido.
Se entrou pelo mesmo sítio por onde saiu e um adversário estava perto da bola, pronto para a controlar, o lance é ilegal.

É como nos livres de 7m... se o marcador remata, e esse seu movimento o leva a pisar a linha de 6m, ganhando depois o ressalto quando já retirou o pé de dentro da área, é preciso ver se existe algum defesa nas suas imediações. Se não há nenhum, o lance deve prosseguir. Se com isso ele impede um adversário de controlar a bola, então deve marcar-se violação.

2 comentários:

Pedro Tomaz disse...

Esclarecedor :D

Carlos Capela disse...

Assim espero... ;)