sábado, 30 de maio de 2009

"GUARDA-REDES AVANÇADO"

Não há nada que impeça um guarda-redes de jogar à frente, desde que se cumpra uma simples regra, a do equipamento.

O Equipamento
4:7 Todos os jogadores de uma equipa têm que usar equipamento idêntico. As combinações de cores e desenhos para as duas equipas devem ser claramente distintas uma da outra. Todos os jogadores utilizados como guarda-redes de uma equipa têm que usar a mesma cor, que deve distinguir-se dos jogadores de campo das duas equipas e dos guarda-redes da equipa adversária.
Não importa se uma camisola é parecida com a outra. Tem de ser igual!
Se se quiser utilizar um jogador de campo no ataque, muitas vezes como medida desesperada, esse jogador tem de jogar com uma camisola (ou colete) da mesma cor dos guarda-redes! Não é por ser um jogador normalmente de campo que se vai permitir que jogue de verde, se a equipa jogar de amarelo e os seus guarda-redes de vermelho! Se se quiser utilizar um jogador de campo como guarda-redes avançado ele deve, neste caso, jogar de vermelho!
Admito que se facilite num escalão de infantis, por exemplo, numa competição regional... Mas mesmo assim os clubes já tiveram tempo de se preparar para isso, pois esta medida já tem alguns anos... Nos nacionais não se pode aceitar um guarda-redes de vermelho e outro de verde...

7 comentários:

Unknown disse...

E o numero, no caso de um jogador utilizar um colete tem de estar visível! Ponho outra questão, imagine Senhor capela que era mesmo o proprio g redes que seria selecionado para o ataque organizado, o equipamento deste tinha de ser igual ao dos jogadores de campo dentro da mesma equipa, e mantinha o numero?? Será que podia clarificar esta questão?
Raul

Carlos Capela disse...

Respondendo por partes.

"E o numero, no caso de um jogador utilizar um colete tem de estar visível!"

Recorte-se o colete nas costas! Há equipas com coletes preparados para estas situações... Admito tolerância em alguns casos, mas o número deve manter-se visível.

"imagine que era mesmo o proprio g redes que seria selecionado para o ataque organizado, o equipamento deste tinha de ser igual ao dos jogadores de campo dentro da mesma equipa, e mantinha o numero?"

Sim, o número de um jogador deve manter-se inalterado de início ao fim, salvo algum caso de força maior, como uma camisola ficar rasgada ou ensanguentada.

Nota: conheço uma equipa que, no seu escalão infantil, utiliza o guarda-redes também como jogador de campo. Levam colete preparado, de cor igual às camisolas dos jogadores de campo e cortado nas costas. Cumprem TODOS os requisitos! Acho fantástica essa preocupação.

Anónimo disse...

Sr. Carlos Capela,

É permitido um jogador jogar com um equipamento rasgado ou com um buraco no mesmo???

Muito obrigado pela sua atenção!

Carlos Capela disse...

Depende do rasgão e do buraco...
Se for um rasgão pequeno ou um buraco pequeno, não me parece que ninguém pegue nisso.
Se for um rasgão que faça as mangas da camisola em duas ou um buraco que desvirtue o equipamento, é óbvio que não pode estar em campo.

Um abraço.

Anónimo disse...

Muito obrigado pela sua resposta, que veio de encontro ao meu pensamento...um colete com um buraco/abertura nas costas, mesmo que da mesma cor dos restantes gurada-redes, não pode ser considerado um equipamento "normal", mas sim desvirtuado!!! Logo não deveria ser autorizada a sua utilização, certo???

Na minha opinião como alternativa correcta, os clubes deverão possuir camisolas de guarda-redes, com a zon do número transparente, assim sim o equipamento seria "legal"!

Um abraço e parabéns pelo seu excelente blog!!!

Anónimo disse...

Um dos temas que gosava de ver tratado, e que muita controvÊrcia dá e, Portugal, é a definição de defesa mista nos escalões de formação. Até iniciados não é permitido, mas de forma disfarçada muitos usam isso.

Vasco Ramos

Carlos Capela disse...

Deixo um excerto da regra 4:7
"Todos os jogadores utilizados como guarda-redes de uma equipa têm que usar a mesma cor(...)"

Temos de perceber que esta é uma situação excepcional. Não é tão normal assim esta situação acontecer! A regra fala na cor, precisamente por se saber que esta situação não é "normal".
Um colete com abertura nas costas é aceitável...

Mas concordo que a alternativa mais correcta seria a que sugere!

Um abraço e obrigado!

Vasco, vou colocar essa situação na lista dos assuntos a abordar. E sim, concordo mesmo que a definição de defesa mista é um tema que deve ser discutido!

Um abraço.