quinta-feira, 11 de junho de 2009

MARCAÇÃO INDIVIDUAL - contactos

Quando se faz marcação individual, a tendência de tocar no jogador que se está a marcar é grande. Há sempre aquela mãozinha que toca no peito do adversário, para o controlar.
Quando a mão agarra o adversário, o árbitro deve avisar o jogador defensor para não o fazer. O que o livro de regras diz é:
É permitido:
8:1 d) estabelecer contacto corporal com um adversário, frente a frente e de braços dobrados, e manter este contacto com o intuito de controlar e seguir o adversário.
Ou seja, quando a mão toca mas o toque não é suficiente para impedir qualquer tipo de movimento do adversário, e o defesa quer apenas, claramente, controlar o trajecto do jogador, aí não há infracção absolutamente nenhuma. É permitido o CONTROLO DOS MOVIMENTOS, não é permitida a PRISÃO.
O que é preciso é analisar devidamente o contacto...
Se o jogador atacante passa pelo defensor e é agarrado por trás, tem necessariamente de haver uma sanção disciplinar.
Se o atacante prende o braço do defesa para o impedir de o defender, e assim poder passar melhor, deve ser assinalada falta atacante, normalmente sem sanção.
Neste tipo de situações, os árbitros devem posicionar-se de forma a poder cobrir o campo todo e todos os jogadores.

6 comentários:

Anónimo disse...

Sr Capela, sei que o seu blog é destinado a questões de arbitragem, mas tenho uma dúvida sobre o andebol de praia e não vejo informação em lado nenhum da internet.
Já há informações sobre as etapas da Associação de Aveiro? Este ano não vai haver sub-18?


Agradecia se dissesse alguma coisa no seu blog, costumo segui-lo com regularidade. Obrigada :)

/Joana Amorim

Anónimo disse...

Boa noite,

Amigo Capela, o facto de ter a mão em contacto com o peito do adversário, deixando-o de não avançar deve ser sancionada? Não pode haver esse controlo, tendo a mão no peito? Nunca tinham feito referência, em nenhum jogo, chega pelo contrário a haver é o atacante que não gosta de se sentir pressionado (com a mão no peito) e reage, mandado chapadas e baixando o braço.
Um Abraço

Carlos Capela disse...

Olá, Joana.
Penso que vai haver seniores e sub-16. Mas dá-me o teu mail e eu envio-te uns ficheiros que já saquei da net, ok?

Para o autor do outro comentário, eu alterei um pouco o meu post original. Veja o que escrevi agora porque da primeira vez, admito, exprimi-me de forma muito pouco clara.
Quanto às chapadas do atacante, claro que são ilegais...
Mas como disse, releia o meu post, por favor, e se tiver questões não hesite em colocar...

Um abraço.

Anónimo disse...

Obrigado amigo Capela. Agora estou mais esclarecido. De facto tudo depende do tipo de contacto, e do seu objectivo. Cabe aos jogadores intervenientes e aos árbitros entender o que se pode e não pode permitir e ser permitido.

Um Abraço

Anónimo disse...

Pode ser assinalado jogo passivo no HXH

Raul

Carlos Capela disse...

Evidentemente que sim.
A equipa continua a ter de atacar a baliza.