quinta-feira, 17 de junho de 2010

A LINHA DOS 6m

Recebi um comentário de alguém que perguntava se a linha da área de baliza não pode ser pisada, nem pelo guarda-redes, nem pelos jogadores de campo.

Isso não é verdade. A regra diz o seguinte:


6:1 (...) A área de baliza, que inclui a linha de área de baliza, é considerada violada quando um jogador de campo a tocar com qualquer parte do corpo.


As linhas pertencem à área que delimitam, ou seja, neste caso, a linha faz parte da área dos 6m.

Em quantos pavilhões até se vê que não existe linha, apenas área? Procurei uma imagem que ilustrasse bem o que digo, mas só encontrei esta, de um pavilhão em Leiria.

Não se consegue ver muito bem, mas neste pavilhão existe apenas área e terreno de jogo, sem linha.

Quanto a quem a pode pisar, evidentemente que só o GR a pode pisar, porque esta pertence à área de baliza.

5 comentários:

Pedro Pinto disse...

muito obrigado pelo esclarecimento.

mas infelizmente as duvidas quanto a arbitragem pra mim não param de aumentar. esta a dar uma olhada num blog e me apercebi que foram aprovadas novas regras que entram em vigor a partir do dia 1 de Agosto deste ano. infelizmente a nossa federação ainda não deu aos árbitro.
agradeceria bastante, se tivesses essas alterações, que publicasses aqui no blog, ou me mandasse via email (pedro-pinto87@hotmail.com)

aquele abraço fraterno!

Carlos Capela disse...

Ainda não tenho nenhuma comunicação oficial por parte da Federação de Andebol de Portugal acerca das novas regras. Só a partir desse momento poderei tecer comentários sobre elas. Mas assim que tiver conhecimento oficial eu dou notícias aqui no blogue, ok?

Um abraço.

Anónimo disse...

Capela, um treinador leva 2m e logo a seguir, sem o jogo recomeçar vermelho directo. sai um jogador por 4 minutos, ou saem dois ??

Sei que esta questão já aqui foi esclarecida mas não encontro.

Abraço

Vasco Ramos

Carlos Capela disse...

As sanções ao banco não são cumulativas.
Neste caso, sai UM jogador por DOIS minutos...
Posso fazer outro post sobre isto, porque causa sempre dúvidas.
Um abraço.

Jorge Almeida disse...

Sr. Eng.,

chamo a sua atenção para o artigo de hoje do Team Handball News, que é da autoria do anterior presidente do Comité de Nomeação de Árbitros da IHF, e versa sobre a aplicação de meios tecnológicos de modo a ajudar a prestação dos árbitros de andebol num jogo.

O link é:

http://teamhandballnews.com/news.php?item.1050

Qual é a sua opinião sobre o tema?