sexta-feira, 26 de novembro de 2010

7m EM CIMA DA HORA

Colocaram-me a seguinte questão:

"A situação é a seguinte: a acabar o jogo há uma falta que leva a um livre de 7m, faltam 3segs para acabar o jogo e o marcador do livre de 7m opta por esperar até o tempo de jogo acabar. Com o jogo acabado procede-se à marcação do do livre. Isto está certo? Não há nenhuma infracção?"

A minha resposta foi:

"Na situação que descreve não há qualquer irregularidade.
Um jogador tem 3 segundos para marcar um livre.

Vamos ser rigorosos... Se o marcador assinala 29m57s, então vão faltar 2 segundos e uns décimos para chegar aos 30m00s. Uma vez que o livre tem de ser executado e falta menos tempo do que aquele que o jogador tem disponível para o fazer, procede-se à marcação após soar a buzina para o fim do jogo.

O mesmo já não aconteceria se o marcador assinalasse 29m56s.

Permita-me uma nota. Acho que o facto de um jogador esperar pela conclusão do tempo regulamentar revela, até, respeito pelo guarda-redes e pelo árbitro. Situações destas podem levar a casos difíceis de resolver, se se considerar que, em caso de golo, a bola ainda não tiver entrado na baliza quando a buzina soa."

Indo ao livro de regras:

14:4 O lançamento de 7 metros será executado como um remate directo à baliza, dentro de 3 segundos que se seguem ao sinal de apito do árbitro central.

15:5 (...) Depois do apito o executante deve jogar a bola nos 3 segundos seguintes.

Mas principalmente:

2:4 As infracções e condutas antidesportivas que ocorram antes ou em simultâneo com o sinal final (para o meio tempo ou fim de jogo e também para o final dos períodos dos prolongamentos) serão punidas, mesmo que o lançamento livre resultante (de acordo com a Regra 13:1) ou o lançamento de 7 metros não possam ser executados sem ser após o sinal final.
De forma semelhante, o lançamento deve voltar a executar-se se o sinal final (para meio-tempo ou fim de jogo e também para os prolongamentos) tiver soado, quando estava a ser executado um lançamento livre ou lançamento de 7 metros, ou quando a bola estava no ar.
Em ambos os casos, os árbitros somente darão o jogo por terminado após o lançamento livre ou lançamento de 7 metros (ou repetição) e o seu resultado imediato tenha sido estabelecido.

5 comentários:

Jorge Almeida disse...

Sr. Eng.,

boa arbitragem no vosso jogo de domingo.

Só um pormenor: Equipamento do GR da equipa da casa quase igual ao equipamento dos jogadores de campo dessa mesma equipa.

Isso fez-me um bocado de confusão. É que os jogadores de campo da equipa da casa jogam, normalmente, de camisola amarela, equipamento que nada vai contra o equipamento principal do adversário. Porque é que os da casa não jogaram com o seu equipamento principal?

Anónimo disse...

Uma pequena questão.

Se no boletim oficial do jogo estiver um "Sim" no campo da disciplina obrigatoriamente haverá castigo ao atleta ou atletas que foram expulsos com cartão vermelho?

Ou poderá não haver nenhum castigo?

Cumprimentos

Carlos Capela disse...

Boa noite.

Obrigado, realmente tivemos a percepção que o jogo correu bem.
Aquela combinação de cores foi a melhor possível na altura. Acredito que na tv pareça muito mais confuso, mas ao natural era perceptível que o GR estava de azul (muito) escuro.

Quanto à outra questão, o "Sim" apenas indica que os árbitros escreveram algo no relatório disciplinar.
A responsabilidade da aplicação de castigo posterior depende apenas e só do Conselho de Disciplina responsável, que deliberará sobre aquilo que for escrito.

Anónimo disse...

Referia-me mais especificamente ao jogo Ismai x SAntana em que no boletim tem disciplina e não saiu nenhum castigo para a equipa do Santana. Será que nenhum dos atletas vai ser castigado?

Interessado porque vou jogar amanha com eles

Carlos Capela disse...

Não faço ideia.
As decisões disciplinares costumam ser publicadas à 5ª feira no site da FAP. Se não está lá nada, possivelmente não será ninguém castigado.