domingo, 19 de junho de 2011

FORMAÇÃO EM OUTRAS ÁREAS

Agora que estamos no final da época, é a altura ideal para cada um fazer o balanço daquilo que observou ao longo de tantos meses de competição.
Claro que cada um tirará as suas conclusões, dependendo dos seus objectivos e de os ter concretizado ou não, mas há sempre coisas que só melhorariam a performance de todos os intervenientes num jogo de andebol.

Hoje faço um apelo recorrente, que para muitos é ridículo. Outros dirão que não é tão importante assim. Outros dizem que já o fazem… mas não fazem.
Neste período de férias desportivas que se avizinha, gostava que cada um de nós (árbitro, técnico, dirigente ou atleta) pensasse se não seria bem melhor se cada um de nós tivesse um pouco de formação em outra área que não a da nossa especialidade.

Por exemplo, que tal um atleta ter a preocupação de, por vezes, ler um pouco sobre regras? Que tal um técnico falar um pouco dessas mesmas regras num treino? Que tal um árbitro interessar-se um pouco por táctica de jogo? Eu acho que o jogo teria muito mais compreensão (e exigência…) mútua se assim fosse…

Quantos minutos de treino os técnicos dedicam anualmente a regras e regulamentos de arbitragem? Arrisco dizer que na esmagadora maioria dos casos, zero.
Quantos minutos ao longo de uma época os árbitros dedicam ao estudo da movimentação das equipas perante um determinado esquema defensivo? Pois, quase todos se ficam pelo zero…
São só exemplos…

O estudo das funções uns dos outros permitir-nos-ia ser muito mais competentes.

2 comentários:

Anónimo disse...

Apesar de não estar mais presente a nível federado (apenas andebol universitário) tenho de concordar com o que dizes! Com certeza que todos erramos mas se tivermos uma visão diferente do jogo para alem da nossa provavelmente não existiriam certos "casos polémicos" (se bem que no andebol não existem dessas coisas pois não ha visibilidade como noutras modalidades).
continua com o blog sr. engenheiro pois dá uma grande ajuda a todos os intervenientes!

um abraço,

Sérgio

Carlos Capela disse...

Agradeço as tuas palavras, Sérgio.
Uso este blogue não só para falar de regras concretas, mas também para dar conta de algumas reflexões que a experiência de jogos me vai dando.
E se todos nos preocupássemos em entender um pouco da "outra parte" em vez de pensarmos que todos os outros estão do outro lado da barricada, se nos apercebêssemos que remamos todos para o mesmo lado, tudo era muito mais fácil...

Um abraço.