segunda-feira, 24 de setembro de 2012

NOVAS REGRAS 2012 - Oficiais inscritos

Para esta época, também há alterações no que toca à inscrição dos oficiais nos bancos.
Vejam-se as alterações uma a uma:
  • Desaparece a indicação que permitia a um médico ser inscrito como Oficial E, nomeadamente nos jogos da PO1;
  • Só é permitida a inscrição a 4 Oficiais;
  • O Oficial A continua a ser o responsável da equipa;
  • O treinador pode não ser o Oficial A;
  • Pode estar UM Oficial de pé.

Implicações práticas:
  • Um médico pode ser inscrito como Oficial A, B, C ou D, o que se aplica a todas as provas;
  • O treinador deixa de ser obrigatoriamente o Oficial A, estando menos sujeito a eventuais sanções disciplinares por algum problema que surja no banco;
  • Pode estar um qualquer Oficial de pé, embora não faça muito sentido que seja outro que não o treinador, que estará a dar indicações à equipa.

7 comentários:

A. Teixeira disse...

É sempre bom ter alguem como o amigo Capela que dá boas "dicas" sobre regras. Quanto à de hoje, tenho um comentário a fazer, ou seja, se é obrigatório a presença de um Treinador qualificado, logo, não percebo muito bem porquê um outro oficial tem o direito de estar de pé a orientar a equipa e a fazer suas criticas, como se sabe, sem a formação necessária, ou não?

Carlos Capela disse...

Antes de mais, muito obrigado!

O meu próximo post será precisamente sobre os treinadores. Amanhã ou 5ª feira já o deixo aqui.
O que eu escrevi sobre o único Oficial que pode estar de pé vai apenas no sentido de reafirmar que, apesar de ser legal qualquer Oficial estar de pé, não faz muito sentido ser outro que não o treinador.

José Carlos Correia disse...

Óbviamente que não tem lógica que seja o dirigente (ou o fisioterapeuta) a orientar a equipa. No banco cada um tem as suas funções específicas. No entanto, é bom que esta norma tenha sido implementada porque vai permitir que, numa qualquer situação de jogo seja o dirigente (ou outro dos oficias) a estar de pé, desde que tal se justifique.

Aproveito para te dar os parabens, Capela, por mais este excelente "cantinho" para clarificar os assuntos que têm a ver com as arbitragens.
Um abraço do
José Carlos Correia

Jorge Almeida disse...

Fora de tópico:

Lista de transmissões de jogos de Andebol para hoje e para o próximo fim-de-semana:

http://andeboltv.blogspot.pt/2012/09/lista-de-transmissoes-entre-24-e-30-de.html

Carlos Capela disse...

Obrigado, José Carlos.
Sempre tentei que a arbitragem fosse algo mais aberto a toda a gente. Acho que este espaço é um bom contributo, desde que as pessoas o visitem e façam uso dele.

Um abraço.

micropoint disse...

Olá Carlos!
Já há algum tempo que não escrevo aqui.
Passo a transcrever uma frase do texto: "O treinador deixa de ser obrigatoriamente o Oficial A, estando menos sujeito a eventuais sanções disciplinares por algum problema que surja no banco". Quer dizer que é vantajoso o treinador ser o oficial B? Ou seja, sempre que há necessidade de sancionar o banco a primeira pessoa a ser sancionada é o Oficial A? Claro que isto numa situação de gente a mais de pé ou algo do género claro.

Carlos Capela disse...

Ei, desaparecido! :)

Se é vantajoso, cada um terá a sua opinião... eu apenas comento factos. :)

Mas sim, o primeiro a ser sancionado em certos casos é sempre o Oficial A. É ele o responsável pelo banco e pela equipa.