domingo, 21 de outubro de 2012

BOLA NA CARA DO GUARDA-REDES - Esclarecimento

E porque as coisas que acontecem nos jogos e não são compreendidas por todos são sempre os melhores motivos para se escrever aqui no blogue, este fim de semana ganhei alguns bons temas...
Hoje falo sobre as situações em que a bola bate na cara do guarda-redes. As indicações anteriores apontavam para um time-out imediato e posse de bola atribuída ao guarda-redes, para a repor em jogo através de um lançamento de baliza. Ora, apesar de isso continuar a ser o que o público em geral, e até a maioria dos agentes do andebol pensam que deve ser feito, está incorreto.


As orientações mais recentes vão no sentido de se esperar a consequência do ressalto. Ou seja, deve dar-se 1 ou 2 segundos antes de interromper o jogo para assistência ao guarda-redes. Depois, pode acontecer uma de várias situações:
  • Se a bola sai pela linha lateral ou pela linha de saída de baliza, o jogo recomeça com o lançamento correspondente;
  • Se a bola ressalta para um elemento da equipa do guarda-redes, essa equipa fica com a posse de bola;
  • Se a bola ressalta para um elemento da equipa que rematou, então esta equipa deve ficar com a posse de bola.
Este último caso obriga a uma ressalva. Se um jogador atacante recebe a bola nestas condições e está, nesse momento, isolado junto à linha dos 6m, o jogo deve ser retomado com um lançamento livre de 9m. Não se considera, neste caso, uma interrupção de uma clara oportunidade de golo devido a uma situação exterior ao jogo.
Ora, isto gera protestos vindos dos dois lados.
Por um lado, a equipa do guarda-redes "atingido" reclama a posse de bola devido ao facto de a interrupção do jogo ter acontecido devido à bolada na cara. Erro.
Por outro lado, a equipa cujo jogador fica com a posse de bola, isolado aos 6m, reclama livre de 7m por ver interrompida uma clara oportunidade de golo. Erro.

Penso que a falta de informação pode ser uma falha facilmente corrigida, assim haja possibilidade de divulgar a toda a família do andebol este tipo de indicações dadas aos árbitros.
Não me refiro às instruções sobre técnica de arbitragem, porque essa diz respeito apenas a nós. As equipas também não revelam as suas táticas. Refiro-me, apenas, às indicações que afetam diretamente as equipas através das nossas decisões em campo.
Por outro lado, penso que as equipas deviam dedicar mais tempo de treino às regras. Não é compreensível que pessoas com responsabilidades desconheçam regras básicas.

7 comentários:

Jorge Almeida disse...

Fora de tópico:

Lista de transmissões de jogos de Andebol previstas entre 22 e 28 Outubro 2012:

http://andeboltv.blogspot.pt/2012/10/lista-de-transmissoes-entre-22-e-28.html

Jorge Almeida disse...

Sr. Eng., parece-me que uma boa iniciativa para combater a ignorância das regras era se cada Associação Regional promovesse a visita de, pelo menos, um arbitro(a), a cada um dos seus clubes associados, no início de cada época desportiva, em que esse arbitro(a) esclarecia as novidades das regras, e eventuais duvidas, numa sessão prática, reunindo o máximo de atletas, treinadores e oficiais nessa sessão.

Teria de ser combinada com bastante antecedência, e com a presença dum dirigente da respectiva Associação a enquadrar. Se possível, havendo muitos clubes vizinhos naquela zona, até poderia haver hipótese de juntar 2 ou mais clubes numa só acção deste tipo.

Anónimo disse...

Conheço-o e gosto de o ver arbitrar. È ótimo existirem estes esclarecimentos. Continue. Pode ter errado, mas nunca duvidei de si. Isso é o mais importante!

Carlos Capela disse...

Concordo, Jorge.
Eu próprio já fiz ações desse género para clubes que mo solicitaram no início de algumas épocas. Muita gente reclama que os árbitros percebem pouco de tática e técnica de andebol, mas poucos se preocupam em perceber as regras.

Agradeço o comentário das 12h54. Sim, erro em muitas situações, mas esta situação foi bem decidida. Foi é menos bem compreendida... :)

É muito importante para mim que as pessoas compreendam que errar é natural num árbitro, e que nunca na minha vida cometeria um erro consciente ou propositado.

Anónimo disse...

Sigo com atenção este seu blog, pois apesar de não ser árbitro, nem jogador, nem tão pouco dirigente, sou um apaixonado pela modalidade e vejo com regularidade jogos ao fim de semana e procuro sempre estar melhor informado sobre as regras.
No entanto, há uma regra que me intriga de tão maltratada que é, a meu ver. Refiro-me ao "passivo". Já vi de tudo, desde tipo "5 seg" até um longo minuto.
Pode, quando tiver tempo e disposição, fazer um post sobre o assunto?

Carlos Capela disse...

Com certeza.
Concordo que o jogo passivo é uma lei subjetiva e que não há unanimidade entre os árbitros na sua aplicação.
Quero apenas fazer mais 1 ou 2 esclarecimentos relativamente ao último fim de semana de jogos, e depois farei um post sobre isso.

Anónimo disse...

Olá Carlos,

Pergunto, e no caso do árbitro parar o jogo quando a bola bate na cara do guarda-redes, mas a bola está no ar dentro de campo, sem estar defenida para nunhuma equipa. Como recomeçar o jogo?