quarta-feira, 6 de março de 2013

INSEGURANÇA NO DESPORTO

Dificilmente um tema poderá ser mais atual do que este.
É certo que não é um assunto ligado exclusivamente ao andebol em si e muito menos exclusivamente à arbitragem, mas todos os intervenientes num espetáculo desportivo partilham os mesmos riscos. Ou quase todos. E por isso, penso que um texto (mais uma visão pessoal, que acredito que não mereça a concordância de todos quantos a lerem) sobre este tema se justifica neste espaço.

Mal saiu a lei, em 2012, que "dispensa" a presença da polícia nos jogos, deduzi que seria uma questão de tempo até começarem a surgir os problemas. Não fui só eu a deduzir, foi a maioria das pessoas que refletiram minimamente no assunto.
Quem acha que a presença da autoridade nos jogos não é necessária, é quem nunca andou lá dentro, ou então alguém que assiste aos jogos na segurança de um camarote ou lugar privilegiado, onde os problemas e as ameaças nunca chegam em tempo real, onde há sempre tempo para reagir, fugir ou preparar respostas.

Se a polícia se faz cobrar excessivamente, já é outra questão, que tem de ser devidamente debatida. Se a polícia envia um número potencialmente excessivo para um recinto desportivo, também é uma questão completamente diferente, que também tem de ser discutida. Agora, a dispensa total da autoridade é uma decisão aberrante e, pior que isso, muitíssimo perigosa!


Só se fala no futebol. O futebol isto, o futebol aquilo, o futebol é que movimenta massas, etc.... Mas já alguém (falo das pessoas com responsabilidades) se deslocou a um pavilhão onde se esteja a desenrolar um jogo de outras modalidades, para ver como as pessoas não fervem só com o futebol? Alguém, dessas pessoas com supostas responsabilidades, se deslocou para ver um jogo de camadas jovens, em que por vezes se cria um clima absolutamente pesado, quase bélico, só porque o jogador X fez uma falta ou porque o árbitro Y tomou uma decisão possivelmente errada? O perigo, o risco, os potenciais desacatos, estão muito longe de ser uma caraterística futebolística. Estão presentes em todo o lado!


Aqui, no caso específico do andebol, concordo que a ação dos responsáveis de segurança nomeados pelos clubes pode ser suficiente, mas para isso ser assim, é necessário que essas pessoas cumpram dignamente a sua difícil função. Ser "Responsável de Segurança", não é só deixar a assinatura num papel, é muito mais do que isso! É zelar para que existam condições para que os praticantes possam desenvolver a sua atividade num clima tão saudável quanto possível, é procurar manter tanto respeito quanto possível num espaço que deveria ser sempre de respeito e fair-play, é manter os árbitros em segurança e criar-lhes condições para desenvolverem o seu trabalho.
Com toda a certeza não sou o único árbitro de andebol a assistir a comportamentos menos dignos de algumas pessoas com esta função. Mas também com a mesma certeza não serei o único a poder dizer que teve o privilégio de partilhar um recinto desportivo com alguém que, estando designado para essa muito difícil função, a cumpriu de forma exemplar. São estes últimos casos que temos todos de incentivar e multiplicar.
Toda a gente critica um árbitro quando lhe salta a tampa e tem atitudes menos corretas. Ok, não discordo que essas atitudes são criticáveis. Mas e quando são os outros intervenientes a ter essas atitudes?
"Coitados, passaram-se naquele momento..." é uma desculpa tão dada quanto esfarrapada.

Voltando à necessidade de presença policial, alguém já se deu ao trabalho de comparar o número de problemas que tem havido nos jogos antes e depois desta decisão?
As pessoas que mais se enervam nas bancadas, na ausência de "uma farda", crescem para toda a gente porque sentem que ficarão impunes independentemente da desordem que causarem e dos insultos gratuitos que dispararem para todo o lado. Já nem vou falar das ameaças físicas ou de agressões consumadas.
Quando está presente um agente da autoridade, os ânimos tendem a ser minimamente moderados. E isto não é uma opinião minha, é algo que se nota perfeitamente.

Sempre existiram problemas nos recintos desportivos, com e sem polícia. Mas a frequência está a aumentar.
Por mais grotesca que possa parecer uma frase que tenho vindo a repetir sucessivamente nos últimos tempos, continuo a achar que "isto só vai acalmar quando alguém aparecer estendido numa valeta". Não estou a dizer que alguém vai morrer, estou a dizer que qualquer dia os desacatos vão magoar alguém muito seriamente. Com maior risco para os árbitros.

Uma última pergunta para aqueles que querem segurança low cost sem se preocuparem com as consequências:
Quanto vale a integridade física de uma pessoa?

1 comentário:

Jorge Almeida disse...

Fora de tópico:

Lista de transmissões de jogos de Andebol na TV, Internet e Rádio previstas entre 8 e 10 Março 2013:

http://andeboltv.blogspot.pt/2013/03/lista-de-transmissoes-entre-4-e-10.html