sexta-feira, 19 de julho de 2013

BALANÇO DO ANDEBOLMANIA 2013

A minha época terminou em S. J. Madeira, no Andebolmania 2013.
Num torneio de caraterísticas diferentes do Garci Cup, devido à menor quantidade de jogos num menor número de pavilhões, o grupo de trabalho dos árbitros foi necessariamente também menor. Acabámos por ter maior convivência e mais oportunidades para trabalhar, o que também é um aspeto positivo.


Foi muito bom ver a evolução de alguns árbitros jovens, não só ao longo do torneio, mas também desde o Garci Cup. Por outro lado, também me permitiu aperceber-me que alguns árbitros ainda mais jovens ainda têm dificuldade em perceber que as obrigações do árbitro não começam com o apito inicial e não terminam com o apito final.
É este o desafio de quem orienta árbitros, fazê-los perceber continuamente que o árbitro não é árbitro só no jogo, mas também cá fora, e ao mesmo tempo lidar com outros que já estão num estado de desenvolvimento completamente diferente. É difícil, mas muito gratificante.
Deixo o meu agradecimento pessoal a todos os que estiveram presentes e a todos quantos manifestaram interesse em ir, inclusivamente aos árbitros da A. A. Porto, que mais uma vez mostraram interesse em trabalhar connosco.

Deixo, em nome de todos os árbitros, uma palavra de apreço à organização, na pessoa do Manuel Andrade mas extensível a todos os outros elementos, que não deixou que nos faltasse o que quer que seja.

Sem comentários: