quinta-feira, 24 de abril de 2014

EXECUÇÃO DO LANÇAMENTO DE SAÍDA

Colocaram-me esta questão há poucos dias e pretendo esclarecê-la publicamente agora.

A partir de que momento, num lançamento de saída, podem os jogadores ultrapassar a linha de meio campo?

Vamos ver o livro de regras:

10:3 O lançamento de saída é executado em qualquer direção a partir do centro do terreno de jogo (com uma tolerância lateral de cerca de 1.5 metros). É precedido por um sinal de apito, após o qual deve ser executado dentro de 3 segundos. O jogador que executa o lançamento de saída deve estar com pelo menos um pé em contacto com a linha central e o outro pé sobre ou atrás da linha, e deve permanecer nessa posição até a bola deixar a sua mão. Não é permitido aos companheiros de equipa do executante cruzar a linha central antes do sinal de apito.

Tomemos como exemplo ilustrativo a imagem aqui ao lado.
É um frame de um vídeo que analisei há algum tempo, sobre esta situação. A equipa vermelha está a atacar da esquerda para a direita. Esta imagem foi tirada após o apito do árbitro, antes de o jogador que está a executar o lançamento de saída soltar a bola.
Os únicos jogadores que estão mal são os adversários (de branco), uma vez que não estão à distância de 3 m. O colega do executante está em posição legal, porque só ultrapassou a linha do meio campo DEPOIS do apito do árbitro AINDA QUE o seu colega ainda não tenha executado o lançamento.
O lançamento de saída pode, por isso, ser executado com um passe para a frente, na direção do meio campo ofensivo, relativamente a quem o executa.

Sem comentários: