segunda-feira, 2 de maio de 2016

"VAIS DAR AMARELOS ATÉ AO FIM DO JOGO?"

O título hoje é diferente. Peguei numa das frases que os árbitros mais ouvem (ou, pelo menos, que lhes são dirigidas...), para servir de base ao meu texto de hoje.

Ainda que haja jogadores, treinadores e dirigentes a dizer estas palavras, normalmente são os adeptos que as dizem. Podemos apontar como razões um menor acompanhamento da modalidade, um maior desconhecimento das regras de jogo, o amor desenfreado a um clube ou, quantas e quantas vezes, o simples facto de, quem as diz, ir só acompanhar um filho e não perceber nada do que está a ver. Nada contra isso, acho normal que muitas pessoas não conheçam as regras, mas para lutar contra isso existem os espaços como este em que se pretende dar uma visão "do lado de cá" do andebol.


Ponto de partida: num jogo, os atletas de uma equipa podem ver 3 cartões amarelos (advertências) e os oficiais (treinadores e outros dirigentes inscritos no boletim de jogo) mais um amarelo no total.
O comentário à regra 16:1 diz que:

16:1 Comentário:
A um jogador individualmente não deve ser dada mais de uma advertência, e a uma equipa não devem ser dadas mais de 3 advertências no total; Depois disto, a sanção deverá ser pelo menos uma exclusão de 2 minutos.
A um jogador que já teve uma exclusão de 2 minutos não deve posteriormente ser advertido.
No total os oficiais de equipa não devem ser sancionados com mais do que uma advertência.

Mas nada obriga a que haja o total das advertências possíveis. Tudo depende do jogo, da gestão que cada dupla de árbitros faz desse jogo, da sua análise dos lances, das infrações que ocorrerem, de muitos fatores. Se for preciso sancionar disciplinarmente com mais vigor "antes de acabarem os amarelos", deve-se fazê-lo!

Além disso, nada impede que, nas circunstâncias adequadas, não possam ser advertidos alguns atletas após a ocorrência de exclusões ou desqualificações. Por exemplo, se um jogador, no primeiro lance do jogo, der um murro na boca de um adversário, esse jogador tem obrigatoriamente de ser desqualificado. Sem dúvida. Ponto. No entanto, se mais tarde um colega agarrar o pivot adversário ou cometer uma outra falta passível de advertência, não há motivo para não se exibir o cartão amarelo se se adequar.

Por isso, até quando se deve dar cartões amarelos? Até ao momento que cada jogo ditar.

Sem comentários: